PROJETO VELA POR ÓLEO JÁ ENTROU EM AÇÃO

     

O Projeto Vela por Óleo é 100% nacional, tendo sido criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da consciência ambiental dos cidadãos, através da dinamização da produção de velas amigas do ambiente, decorativas e perfumadas, cuja matéria base é o óleo alimentar usado. Estas velas vegetais, testadas e certificadas, contribuem para a prevenção da contaminação da água pelos óleos alimentares usados e para a poupança de recursos naturais, para além de apresentarem agradáveis fragrâncias e uma duração de queima superior, neutra em emissões de carbono.

       A Escola Secundária Manuel de Arriaga orgulha-se de ter aderido a este projeto e de já ter produzido as primeiras velas ecológicas, dando assim o seu contributo para a valorização do grave problema que constitui o desperdício do óleo alimentar que, derramado no meio ambiente, acarreta elevados custos ambientais.

       Um dos principais objetivos, para além do envolvimento da comunidade escolar na recolha e reciclagem do óleo alimentar usado, foi também a promoção da reutilização de objetos inutilizados, tais como frascos e boiões de vidro, latas de refrigerantes e de conservas, cápsulas de café, etc., e é com grande orgulho que afirmamos que a adesão verificada foi extraordinária. Só assim foi possível produzir as primeiras velas e a natureza agradece muito pela vontade manifestada em adquiri-las.

       Agora, a nossa escola possui condições para dar um final feliz ao óleo alimentar usado! Já todos sabem, não há desculpas para que o contrário aconteça…

       A demanda pela manutenção da classificação de Eco-Escola continua e aproveitamos o ensejo para agradecer a todos aqueles que têm contribuído para o alcance deste nosso objetivo comum!

Sandra Cerqueira e Isabel Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *